sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Química analítica educativa

Hoje venho aqui para mostrar-lhes um texto um pouco diferente dos que faço normalmente. Como muitos devem saber, comecei mais uma fase em minha vida muito recentemente, A.K.A. entrei na faculdade. Acontece que lá fui eu ter uma aula em que me mandaram fazer um resumo de um texto de Sociologia. Acontece que eu também gosto desse assunto e acho que o resultado ficou interessante, então vou colocá-lo aqui. Aos interessados em ler o tal texto e ter uma ideia mais profunda sobre o assunto que vou expor, o nome é "Educação e luta de classes" de Aníbal Ponce. Eis o texto então.

"A Educação, como a temos nos dia de hoje é, claramente, uma compartimentalização de conhecimentos vinculada às transformações ocorridas na sociedade, desde seus primórdios. É notório este pensamento, baseando-se no fato de que não havia instituições de ensino nas sociedades primitivas, sendo o indivíduo educado pelo meio e para o meio, através da participação nas atividades diárias da comunidade. Obviamente, sendo estes grupos sociais dotados de características igualitárias para todos os seus constituintes, cada indivíduo era capaz de absorver o mesmo conhecimento que seus antepassados transmitiam inconscientemente e que seus contemporâneos também assimilavam. Em outras palavras, por não haver diferenciação social, não havia também uma diferenciação de conhecimento a ser introjetado.
Com o passar do tempo e as decorrentes mudanças nas estruturas sociais, passaram a existir subgrupos dentro de cada comunidade, unidos entre si por laços de servidão e obediência. Como agora os indivíduos de uma mesma sociedade não viviam todos sob os mesmos preceitos de igualdade, surgiu a necessidade de um ensino diferenciado para cada um destes núcleos sociais distintos. Sendo que o conhecimento maior circulava apenas nas castas mais altas, não podendo ser transmitido à força servil, que permanecia ignorante e condicionada a desempenhar todo o trabalho braçal da comunidade. A Educação começou a se tornar, então, uma arma para a dominação dos menos instruídos.
O surgimento do ensino com grande rigidez, seguido do aparecimento de escolas secretas, reforçou ainda mais este caráter instransponível do saber para as classes mais baixas. O indivíduo era submetido a duras provas antes de receber qualquer instrução, a fim de selecioná-lo de inculcá-lo com o respeito às normas. Este conhecimento nunca poderia ser transmitido indiscriminadamente.
Todos estes desdobramentos culminaram, enfim, na criação do Estado. Estando oficializadas todas as relações de poder existentes, decorrentes de mudanças consentidas nas comunidades primitivas e que marcaram profundamente todo o desenvolvimento das sociedades até o modelo que conhecemos hoje."

Um comentário:

  1. grande texto.. sinceramente, não havia feito uma conexão tão firme entre educação e Estado antes [nota mental: amadurecer a ideia].. além de ser algo que eu duvidaria em ver numa faculdade de engenharia química, ter a oportunidade de ler/trabalhar um texto desse nível.. ;)

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