terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Efemeridades

Coisa engraçada é esta nossa psique. Parece que nunca estamos completamente satisfeitos com o que temos, sempre queremos mais, sempre poderia ser ainda melhor. Você pode até se conformar com o que possui, mas, lá no fundo, existe uma voz que diz "mas se eu tivesse tal coisa". Apesar de estar me referindo a um contexto um tanto quanto banal, esta filosofia pode servir para virtualmente qualquer coisa inerente a nossa vida. Nossa, falei bonito agora.
O que eu quero dizer é... Caramba, eu to de férias! Me matei de estudar o período inteiro (tá, to exagerando, não estudei tanto) pra entrar de férias e poder relaxar e me divertir. Mas, quando finalmente consigo o que quero, podia ser melhor. Quer dizer, eu fico sentando no computador o dia inteiro sem nada pra fazer, e isso me deixa ainda mais sem vontade de fazer absolutamente nada. Às vezes sinto como se estivesse brincando de Big Brother, e não é tão legal quanto assistir, acredite. Até mesmo escrever sobre qualquer coisa, que é tão simples, me parece uma escalada interminável. Também pudera, quando não se faz nada, não há sobre o que escrever. Bom, até dá pra escrever sobre o nada, encher uma linguiça pra ocupar umas linhas com umas palavras que acabam dando num texto. Mas é um texto sem conteúdo nenhum, e acho que o caro leitor concorda comigo enquanto dá um risinho de canto de boca.
Passado o parágrafo baboseira, voltemos à filosofia. A efemeridade me fascina. Já comentei sobre ela em textos passados e continuo citando-a. Me espanta - não necessariamente de um modo ruim - como algo pode ser tão bom ou tão ruim e, ao mesmo tempo, passageiro e frágil. A alegria de estar de férias é algo bom, mas que logo dá lugar ao tédio. Ir mal na escola é terrível, mas também passa. O que mais me fascina é como algo evanescente pode marcar profundamente a história de alguém. Como uma ferida de amor que você nunca mais esquece, e dá falsas risadas ao contar a história aos amigos anos depois. Como uma inspiração, que em um curto momento acomete uma mente e acaba por se tornar um texto, uma música, um quadro, o que for. É algo que nasce do etéreo e que, no instante seguinte, deixa de se-lo para se tornar concreto. Bom perceber que, mesmo sendo apenas os macaquinhos prepotentes que somos, conseguimos obter maneiras de transpor o imaginário e torná-lo real. É isso que nos diferencia neste mundo. O que nos faz mover uma sociedade por completo. Tudo baseado apenas no que não podemos ver. Afinal, somos todos intensas efemeridades.

2 comentários:

  1. Nossa, profundo isso..
    Adoro ler seu blog, ele me faz pensar, viajar, sorrir, chorar (não literal)...
    Coisas efêmeras são estranhas.. As vezes deixam felizes os seres, por acabar rápido (quem me dera meu amor fosse efêmero, eu pararia de sofrer e de sentir um peso estranho no peito toda vez que lembro dele).. Mas as coisas efêmeras por vezes magoam..
    Enfim, se formos pensar na origem de tudo, somos seres efêmeros sim, com idéias efêmeras, existência passageira e essas coisas.. Mas, com toda a nossa passagem pelo mundo, somos seres que vivem, sofrem, magoam, fazem sorrir, fazem chorar, destróem, constróem e muito mais..
    Ok, comentário sem nexo nenhum, neh?
    Era só pra dizer que estive aq..
    E noitada sim.. Só temos que saber aonde..

    ResponderExcluir
  2. texto lindo e muito bem escrito...típico do Johnny ^^
    bom, de fato a nossa vida por si só já é uma efemeridade
    como diz aquela piadinha infame: "tudo na vida é passageiro, menos motorista e cobrador"
    apesar de ser extremamente infame, eu costumo usar muito essa frase porque faz algum sentido
    as fases da vida, os relacionamentos, amizades, momentos bons, momentos ruins...tudo isso passa
    mas aí é que tá, tudo passa mas sempre deixa alguma coisa em você.
    os momentos bons deixam boas lembranças, os ruins deixam aprendizado, as pessoas que passam em nossas vidas sempre levam um pouco de nós e deixam um pouco de si...e são as coisas boas de tudo isso que a gente filtra, guarda com a gente e leva para a vida, para experiências futuras.
    okay okay..me empolguei e falei demais.
    fico por aqui ^^

    ResponderExcluir